Selecionamos as principais informações para tirar todas as suas dúvidas referente ao manuseio e operação da sua máquina Pavimak. Veja abaixo os itens selecionados e havendo outras dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui.
1 - PIQUETEAMENTO
Fincar piquetes com intervalos de 5,00 metros, fixar a linha nestes, de modo que fique com a mesma cota de altura do perfil de concreto a ser moldado. A distância entre o alinhamento do perfil e os piquetes será de 0,30 metros.
Para o caso de traçados em curva, os piquetes terão intervalos de até 1,00 metros no máximo, com raio mínimo (R) de curvatura de 3,00 metros. Preparar o terreno com uma tolerância de 2 a 3 cm da altura desejada do perfil de concreto. Quanto mais cuidadosa a preparação inicial, mais fácil será a operação da extrusora.
2 - ACIONAMENTO
Posicionar a extrusora de maneira que o ponteiro guia fique o mais próximo possível da linha, a qual deverá estar devidamente esticada nos piquetes. Verificar se o alinhamento e o grade estão corretos, se a escavação tem largura e profundidade suficiente para a operação da extrusora. Assegurar- se de que entre o terreno e base da fôrma haja uma tolerância mínima de 2 a 3 cm. O acionamento do motor somente deverá ocorrer após o depósito de argamassa e concreto estarem devidamente abastecidos.
3 - ALINHAMENTO E NIVELAMENTO
O ponteiro guia deverá sempre acompanhar a linha, fazendo- se uso constantemente da direção da extrusora. É preciso que a extrusora permaneça sempre em nível durante a Operação. Para tanto, deverão ser feitos pequenos ajustes no dispositivo regulador de altura, em curtos intervalos.
4 - ABASTECIMENTO DE CONCRETO E ARGAMASSA
É de suma importância manter o abastecimento de concreto e argamassa durante a operação, certifique-se de que a fôrma fique sempre cheia. Não deixe cair concreto na caixa de argamassa. Evite deposição de argamassa na caixa, durante intervalos de abastecimento distantes.
5 - ACABAMENTO
O mais rápido possível, após a passagem da extrusora, e depois de cortadas as juntas, fazer o acabamento final, passando as peças de acabamento na mesma direção da extrusora. Não usar demasiada pressão na ferramenta enquanto o concreto estiver mole. Cobrir a maior distância possível a cada passada das peças de acabamento, para evitar deformações causadas pelas diferentes pressões sobre as ferramentas.
É possível, ainda com o concreto mole, melhorar o alinhamento do meio-fio batendo com uma desempenadeira de aço para dentro e para fora. Nunca deixe de fazer o acabamento enquanto a argamassa estiver úmida. Portanto, a cada 15,00 metros produzidos, passar as peças de acabamento com argamassa fresca.
6 - JUNTAS DE DILATAÇÃO
Umedecer o cortador de juntas e cortar o concreto em intervalos de 3,00 a 4,00 metros. Mover o cortado r para ambos os lados, para permitir a retirada deste.
7 - GUIA REBAIXADA (ENTRADA DE VEÍCULOS)
Logo após a passagem da extrusora, cortar as juntas, colocar as fôrmas para entrada de veículos, tirar o excesso de concreto, colocar argamassa fazer acabamento da maneira descrita acima.
8 - CAIXA COLETORA (BOCA DE LOBO)
Colocar madeira tapando as caixas, para facilitar a passagem da extrusora, retirar a madeira e cortar o meio-fio para fazer a entrada da água.
9 - término da operação
Levante a extrusora para que esta possa ficar livre do perfil de concreto, afastando-a em seguida para recolocar o rodado traseiro. Deve-se afinar o perfil de concreto com uma colher (devido a dilatação), para possibilitar que se reinicie a operação no dia seguinte, evitando-se com isso, que se faça grandes emendas.
10 - limpeza
Sempre que encerrar a operação, deve-se efetuar o serviço de limpeza na extrusora, observando-se que fiquem limpas em especial, a fôrma, o depósito de argamassa, martelo extrusor e as saídas. É aconselhável aplicar uma camada de óleo na superfície, para facilitar a limpeza da extrusora.
11 - treinamento em areia
Após ligar o motor e familiarizar-se com os controles da extrusora, fincar piquetes e fixar uma linha na altura normal do meio-fio. Colocar a extrusora de maneira que o ponteiro guia fique bem perto da linha. Tirar o rodado traseiro da extrusora. Destacar um dos homens para operar a extrusora, enquanto os outros membros da equipe enchem de areia úmida a entrada da extrusora. Continuar por dez minutos; depois disso, as instruções seguintes serão entendidas com facilidade. Recomendam-se vários treinamentos com areia antes de usar concreto, afim de familiarizar a equipe com suas tarefas individuais.
12 - equipe necessária
A equipe mínima necessária para operar a extrusora, na execução de meio-fio e sarjetas, compõe-se de quatro (04) homens que farão inclusive entradas de carros, preparando também a argamassa que será usada para a próxima betoneira de concreto. As tarefas destes quatro serão assim divididas:
01 - Operar a extrusora.
01 - Encher a extrusora com concreto.
01 - Fazer argamassa.
01 - Cortar as juntas e fazer os acabamentos.
13 - equipamento adicional requerido
Luvas de borracha
Formas para entrada da garagem
Piquetes
01 - Betoneira de 300 a 500 I.
02 - Desempenadeiras de aço
01 - Desempenadeira de madeira
02 - Colheres de pedreiro
01 - Marreta
01 - Nível de 1,00m de comprimento
01 - Peça para acabamento das juntas
01 - Pá
02 ou 03 Carrinhos de mão
1500 metros de linha de nylon
14 - considerações gerais
A Pavimak é uma extrusora de concreto que pode produzir acima de 600 metros lineares por dia.
Sugerimos um certo intervalo entre a primeira e a segunda viagem de concreto, afim de que a equipe possa avaliar os erros cometidos e fazer as retificações que se fizerem necessárias, o que propiciará melhores resultados subsequentes.
A mistura (traço) de concreto é da inteira responsabilidade do fornecedor e não deve ser aceita se não atender às especificações. Evitar a entrada de pedras na caixa de argamassa. A consistência correta da argamassa será conseguida através de tentativas sucessivas.
Ao final de um dia de trabalho, cortar corretamente o concreto para facilitar o trabalho do dia seguinte. Concretar o espaço deixado, entre um dia e outro de trabalho, com concreto e argamassa colocados manualmente. Evitar que se faça grandes emendas.
Não deixe a extrusora ligada enquanto estiver parada sobre o concreto; esse tempo não poderá ultrapassar 30 minutos. Retire-a de sobre o concreto e comece novamente, se necessário.
Aprenda a antecipar os efeitos dos ajustes nos controles. Pequenos ajustes em intervalos frequentes são o segredo de um bom controle. O nivelamento da extrusora terá prioridade sobre os outros controles.
Assegure-se de que o concreto tenha umidade suficiente.
ENTRE EM CONTATO
RUA MARECHAL HERMES, 569
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR
CEP 83065-000
041 3382-2808
041 98486-0206
PAVIMAK@PAVIMAK.COM.BR
© PAVIMAK - MÁQUINAS EXTRUSORAS . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . 041 3382-2808 / 98486-0206 . PAVIMAK@PAVIMAK.COM.BR . DESIGN BY NAVAS.DESIGN
Selecionamos as principais informações para tirar todas as suas dúvidas referente ao manuseio e operação da sua máquina Pavimak. Veja abaixo os itens selecionados e havendo outras dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui.
ENTRE EM CONTATO
RUA MARECHAL HERMES, 569
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR
CEP 83065-000
041 3382-2808
041 98486-0206
PAVIMAK@PAVIMAK.COM.BR
(41) 3382-2808